Projeto JuçaraMeio ambiente e desenvolvimento comunitário

Comunidades

O Projeto Juçara atua na Mata Atlântica, mais especificamente no Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleos Picinguaba e Santa Virgínia, nos municípios de Ubatuba, São Luiz do Paraitinga e Natividade da Serra, no Estado de São Paulo.

A Mata Atlântica é considerada uma das cinco áreas prioritárias para ações de conservação ambiental no planeta – os chamados “Hotspots”. Na época do descobrimento, sua cobertura original representava 12% do território nacional, chegando hoje a um nível alarmante de redução da cobertura florestal, conseqüência dos ciclos econômicos agrícolas, com exploração de grandes áreas, e a ocupação histórica das regiões litorâneas com a construção de vilas e grandes cidades (IBAMA, 1997). A maior parte das espécies ameaçadas de extinção no Brasil se encontra na Mata Atlântica, sendo que menos de 5% da cobertura original que ainda resta, se apresenta na forma de remanescentes florestais pequenos e fragmentados.

O Estado de São Paulo detém a maior área de Mata Atlântica e ecossistemas associados do país, cerca de 17 mil km², representando aproximadamente 7% de sua cobertura vegetal original. As dificuldades de exploração das regiões litorâneas, impostas pelo relevo acidentado na encosta da Serra do Mar, fizeram com que algumas áreas sofressem impacto menor, estando hoje em melhor estado de preservação. Estas regiões, que mantiveram suas características ambientais, ficaram sujeitas a criação de Unidades de Conservação (UC), como forma de garantir sua integridade, baseando-se na preservação dos recursos naturais.

Saiba mais:

DoDesign-s Design & Marketing
Programa JuçaraIPEMAPetrobras

Parcerias Apoios