Projeto JuçaraMeio ambiente e desenvolvimento comunitário

Educação Ambiental

Patrocínio Petrobras

Curso modular de agrofloresta

A agrofloresta possui papel estratégico na preservação da floresta e na construção de um diálogo entre as comunidades e povos tradicionais com as UCs, ao garantir a conversão das roças tradicionais em sistemas ecológicos e a recuperação de áreas degradadas, com um manejo sustentável do solo, aumento da diversidade biológica e diminuição da pressão sobre a floresta, proporcionando às famílias usos múltiplos do sistema e maior variedade e qualidade alimentar. Seu objetivo é capacitar as pessoas envolvidas no projeto, para o plantio de juçara e de outras espécies nativas.

Oficinas de sensibilização sobre o manejo sustentável da juçara

As oficinas de sensibilização ocorrerão em Ubatuba e São Luiz do Paraitinga. Estas oficinas têm papel estratégico no desenvolvimento do projeto, e têm como meta envolver novos interessados no manejo e recuperação da palmeira juçara, assim como sensibilizar o público em geral, ampliando e fortalecendo a proposta nas áreas de atuação.

Oficinas modulares de capacitação em produção de polpa e sementes de juçara

As oficinas ocorrerão no início de cada safra, para facilitar o processo de capacitação prática, ou seja, parte delas acontecerão no campo. Serão reservadas algumas vagas em cada uma das oficinas para os municípios próximos, dando oportunidade para os interessados da região.

Educação Ambiental na Escola

Conservação e Manejo Sustentável do Palmito Juçara por Meio da Interação Floresta e Comunidade

A proposta, a ser desenvolvida na escola municipal de Ensino Fundamental Maria Vitória, de Catuçaba, com alunos de 1ª ao 5º ano, tem foco na geração de conhecimento sobre a área (Bacia do Chapéu) e visa a elaboração de um Plano Pedagógico para um ano (2010-2011). Cada sala desenvolverá um projeto: comunidade e juçara; áreas protegidas e a juçara; floresta, biodiversidade e a juçara; fauna e a juçara; paisagem, água e juçara. O trabalho será desenvolvido na escola e dentro do Núcleo Santa Virgínia, com a parceria da Fundação Florestal, do Instituto Florestal e da Prefeitura Municipal de São Luiz do Paraitinga, através da Assessoria de Educação.

DoDesign-s Design & Marketing
Programa JuçaraIPEMAPetrobras

Parcerias Apoios