Projeto JuçaraMeio ambiente e desenvolvimento comunitário

Processamento das sementes

Patrocínio PetrobrasAs sementes recolhidas após o processo de despolpa são lavadas para a retirada total do bagaço e colocadas para secar lentamente à sombra, sendo classificadas como “comuns” e “matrizes”. As sementes comuns são provenientes de palmeiras regulares, sem características especiais. Já as sementes de matrizes são colhidas em palmeiras que se diferenciam das outras por estarem visualmente livres de doenças, possuírem estipe reta e vigorosa, grande número de cachos, cachos grandes e frutos bem carnosos. Além disso, as matrizes devem se distanciar no mínimo 30 metros de outras matrizes. Seguindo este processo, as sementes são consideradas um importante produto do manejo dos frutos, sendo destinadas ao repovoamento da espécie.

Depois de beneficiadas, elas podem ser colocadas para germinar em sementeiras (caixas contendo matéria orgânica e areia), em saquinhos de mudas ou semeadas diretamente no local definitivo, podendo ser a lanço ou enterradas superficialmente (enterrio).

Devido à facilidade de germinação das sementes, a semeadura a lanço é a técnica mais aconselhada para se fazer o repovoamento para fins Ecológicos em Zonas de Recuperação e trilhas de acesso em Unidades de Conservação e capoeiras, manejadas ou não, proporcionando a oferta de alimentos para a fauna e a conservação do bioma.

Já o enterrio de sementes e o plantio de mudas, de raiz nua ou não, são as técnicas empregadas para fazer o repovoamento para fins Ecológico-Econômicos em áreas de agricultores familiares, comunidades tradicionais e aldeias indígenas. Estas técnicas permitem “escolher” o local onde serão colocadas as palmeiras com o intuito de facilitar a colheita dos frutos e não prejudicar as outras culturas presentes. A inserção da palmeira Juçara em bananais tradicionais e agroflorestas e o consórcio com outras frutíferas como cambuci, bacupari, araçá, cambucá, grumixama, pitanga, pupunha e jambo, são propostas de manejo que se mostram altamente produtivas em comparação com o manejo em capoeiras. Deve-se dar preferência para as sementes de palmeiras matrizes para os plantios ecológico-econômicos, buscando maior produção e qualidade dos produtos.

Assim as sementes representam uma importante ferramenta para o planejamento da propriedade familiar, além de garantir o uso do território e agregar valor à cadeia de produção da polpa da juçara.

DoDesign-s Design & Marketing
Programa JuçaraIPEMAPetrobras

Parcerias Apoios