Projeto JuçaraMeio ambiente e desenvolvimento comunitário

18/09/2015

Projeto Juçara é finalista no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social

Tela Finalista_2 (1)
O Projeto Juçara, desenvolvido pelo IPEMA – Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica – é um dos 3 finalistas na categoria Comunidades Tradicionais, Agricultores Familiares e Assentados da Reforma Agrária. Selecionado entre mais de 800 inscritos, 154 projetos foram certificados pela Fundação Banco do Brasil. E dentre esses, 18 foram escolhidos como finalistas do Prêmio.
“É com grande prazer e orgulho que recebemos a notícia”, diz Renata Pinassi Antunes, técnica do projeto. Em sua 8ª edição, o Prêmio tem por objetivo identificar, certificar, premiar e difundir tecnologias sociais já aplicadas, implementadas em âmbito local, regional ou nacional, que sejam efetivas na solução de questões relativas a alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde.
O Programa Juçara, executado desde 2009, significou para as comunidades envolvidas, uma nova perspectiva em termos de conservação de uma espécie ameaçada de extinção, aliando segurança alimentar à geração de renda. A proposta de contato com um novo sabor e de um alimento que até então os habitantes só conheciam como frutos que os pássaros e outros animais apreciavam teve sucesso. Sua cor roxa passou a fazer parte do cotidiano de muitas famílias da região e especialmente da alimentação de seus filhos, que recebem os benefícios dos frutos em sua alimentação escolar. A juçara, que tem entre seus nutrientes, grande concentração de antocianinas (antioxidante), cálcio, ferro e fósforo, é alimento com alto valor energético. A polpa da juçara passou a enriquecer também diversos pratos da culinária tradicional.
O IPEMA é parceiro de ações de incentivo à comunidade tradicional desde 2005, promovendo a capacitação das comunidades tradicionais em Ubatuba e Paraty para o manejo sustentável da juçara e outras espécies, com o Projeto Juçara, que contou com o patrocínio da Petrobras e do Manejo Florestal Comunitário da Juçara e Cambuci, com recursos do TFCA, através do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO).

DoDesign-s Design & Marketing
Programa JuçaraIPEMAPetrobras

Parcerias Apoios