Projeto JuçaraMeio ambiente e desenvolvimento comunitário

Geral

18/09/2015

Projeto Juçara é finalista no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social

Tela Finalista_2 (1)
O Projeto Juçara, desenvolvido pelo IPEMA – Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica – é um dos 3 finalistas na categoria Comunidades Tradicionais, Agricultores Familiares e Assentados da Reforma Agrária. Selecionado entre mais de 800 inscritos, 154 projetos foram certificados pela Fundação Banco do Brasil. E dentre esses, 18 foram escolhidos como finalistas do Prêmio.
“É com grande prazer e orgulho que recebemos a notícia”, diz Renata Pinassi Antunes, técnica do projeto. Em sua 8ª edição, o Prêmio tem por objetivo identificar, certificar, premiar e difundir tecnologias sociais já aplicadas, implementadas em âmbito local, regional ou nacional, que sejam efetivas na solução de questões relativas a alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde.
O Programa Juçara, executado desde 2009, significou para as comunidades envolvidas, uma nova perspectiva em termos de conservação de uma espécie ameaçada de extinção, aliando segurança alimentar à geração de renda. A proposta de contato com um novo sabor e de um alimento que até então os habitantes só conheciam como frutos que os pássaros e outros animais apreciavam teve sucesso. Sua cor roxa passou a fazer parte do cotidiano de muitas famílias da região e especialmente da alimentação de seus filhos, que recebem os benefícios dos frutos em sua alimentação escolar. A juçara, que tem entre seus nutrientes, grande concentração de antocianinas (antioxidante), cálcio, ferro e fósforo, é alimento com alto valor energético. A polpa da juçara passou a enriquecer também diversos pratos da culinária tradicional.
O IPEMA é parceiro de ações de incentivo à comunidade tradicional desde 2005, promovendo a capacitação das comunidades tradicionais em Ubatuba e Paraty para o manejo sustentável da juçara e outras espécies, com o Projeto Juçara, que contou com o patrocínio da Petrobras e do Manejo Florestal Comunitário da Juçara e Cambuci, com recursos do TFCA, através do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO).

29/08/2014

Cancelamento apresentação teatral em Trindade

Lamentamos informar que as apresentações da peça teatral Palmeira, minha palmeira, que aconteceriam hoje e amanhã (29 e 30) em Trindade, foram canceladas, em função de sério impedimento de uma das atrizes. As apresentações de Ubatuba, nos dias 5 e 6 de setembro, no Casarão, estão confirmadas.

6/08/2014

Espetáculo teatral: Palmeira, minha palmeira

Palmeira, minha palmeira (6)
IPEMA apresenta o espetáculo teatral Palmeira, minha palmeira
Enquanto preparam um bolo, duas senhoras relembram fatos que quase levaram à extinção da Palmeira Juçara; e a situação das comunidades tradicionais, seu amor pela terra e seu simples modo de vida, hoje ameaçado pela força do progresso.
Muitos risos, emoção e poesia fazem parte do espetáculo teatral Palmeira, minha palmeira, inspirado na ideia de sensibilizar o público para a importância da preservação da Palmeira Juçara e a valorização do modo de vida e costumes das comunidades tradicionais.
Através do teatro de bonecos, sombras, imagens de vídeo e música tocada ao vivo, duas atrizes contam histórias e cantam versos que traduzem a beleza, simplicidade e a poesia da vida em torno desta palmeira, ameaçada de extinção.
A Companhia de Teatro Rosa Carmo Queiroz, responsável pela criação e montagem do espetáculo Memórias da Trindade, foi escolhida pela equipe do Programa Juçara pela riqueza de detalhes do trabalho e pelo envolvimento das atrizes, músicos e produção com a questão da cultura tradicional.
O espetáculo terá 4 apresentações: em Trindade, nos dias 29 e 30 de agosto, sempre às 18 horas, na Associação dos Moradores de Trindade, Av. Dr. Sobral Pinto, s/nº. Em Ubatuba, nos dias 05 e 06 de setembro, também às 18 horas, no Auditório da FUNDART, no Sobradão do Porto, à Praça Anchieta, nº 38. A entrada é gratuita, para maiores de 7 anos, com distribuição dos convites 1 hora antes do espetáculo. Ao final da peça, serão distribuídas mudas e sementes da palmeira juçara. Maiores informações: (12) 3836-1350.
Projeto Juçara
O IPEMA vem, desde 2005, trabalhando com as comunidades tradicionais de Ubatuba e região. As ações de apoio ao desenvolvimento dessas comunidades são o eixo do Projeto Juçara, patrocinado pela Petrobras. Para saber mais, visite:
www.projetojucara.org.br; novo.ipemabrasil.org.br; manejojucaraecambuci.blogspot.com.br.

3/06/2014

Comunicado Festa da Juçara

Festa da Juçara 2014

Comunicamos a todos que a quinta edição da Festa da Juçara acontecerá este ano nos dias 13 e 14 de setembro, em local a confirmar. A escolha dessa data se deu em conjunto com as comunidades envolvidas, que ainda estão com sua energia voltada para a safra, que este ano se mostrou excepcional e ainda não encerrou. As comunidades comemoram esse resultado, porém, o trabalho se concentra no manejo dos frutos, devolução das sementes para a floresta e áreas de plantio e organização da produção na Unidade de Beneficiamento. Esse momento excepcional merece uma dedicação maior à organização da Festa.
A agenda local, ocupada por diversas manifestações culturais, apontou para setembro a melhor data para a Festa da Juçara, evento tão importante para as comunidades e todos que a apreciam e participam anualmente.

Contamos com a colaboração e participação de todos para realizá-la com muito brilho.
Equipe do Ipema
Comunidades

5/06/2012

Quer polpa de juçara? Entre em contato com a comunidade!

Próxima Página »

DoDesign-s Design & Marketing
Programa JuçaraIPEMAPetrobras

Parcerias Apoios