Projeto JuçaraMeio ambiente e desenvolvimento comunitário

Receitas

2/02/2011

Receita: Risoto de Lula com Creme de Juçara

Risoto de lula com juçara

Ingredientes

1 cebola média picada
2 tomates
2 dentes de alho triturados
500 g de lulas cortadas em anéis
1 copo americano de arroz arbório
2 colheres de vinho branco seco
polpa de juçara

Modo de Fazer

 Doure a cebola e o alho, acrescente os tomates e a lula cortada. Deixe cozinhar um pouco e acrescente o arroz e o vinho. Vá cozinhando lentamente, acrescentando aos poucos água fervendo com uma concha.

À parte leve o creme de juçara a uma panela e reduza, apurando para ficar um caldo grosso. Misture ao risoto, cozinhe um pouco mais, acrescentando sempre a água quente. Sirva.

 A criadora

A receita, criada pela Dona Vitória, do Restaurante Jangada, é exótica pelo sabor inusitado e pela cor roxa que tinge completamente o prato. Ela e o “seu” Wellington, ele advogado e ela designer de móveis e decoradora, há 15 anos decidiram deixar sua loja em Campinas e viver em Ubatuba. Em sua casa, na Praia da Almada, construíram uma mesa debaixo das árvores e ali começaram a oferecer a quem chegava uns tira-gostos. Com o sucesso e o aumento da procura, inclusive dos turistas, construíram a segunda mesa. A partir daí, o espaço foi ampliado e o restaurante estruturado. Vale conferir lá também o Filé de Abadejo com Juçara à Otávio (veja nas receitas). Eles gostam de criar novas receitas com os ingredientes que adquirem dos produtores das comunidades tradicionais da região. Além da praia mansa e deliciosa e dos sabores especiais, a simpatia do casal nos convida a ir ficando.

2/02/2011

Receita: Strogonoff de carne com juçara e pinhão

Ingredientes

200 g de contrafilé
alho espremido
cebola ralada
sal
½ k pinhão cozido e descascado
1 colher (sopa) de farinha de trigo
200 ml de polpa de juçara

 Modo de Fazer

Corte a carne em tiras, frite em uma panela e reserve. Na mesma panela, doure o alho e a cebola, nas quantidades que desejar, a polpa de juçara, a farinha de trigo, sal, catchup e mostarda. Dê o ponto do creme, acrescente o pinhão já cozido e cortado em fatias, junte a carne e sirva.

A criadora

A receita é criação da Maria Helena, do Restaurante Santa Terezinha, em São Luiz do Paraitinga. Tem o toque especial de unir o sabor da juçara ao pinhão, um dos produtos característicos do local, enriquecendo o prato e provocando nosso paladar.

2/02/2011

Receita: Moqueca de Peixe com Juçara

Moqueca de peixe com juçara

Ingredientes

1 k de posta de peixe de carne firme (sororoca, anchova, robalo, garoupa, carapau)
4 cebolas
4 tomates
2 pimentões verdes
2 pimentões vermelhos
2 colheres (sopa) de azeite de dendê
1 copo de suco de juçara
1 vidro pequeno de leite de côco

 Modo de Fazer

 Arrume os ingredientes em camadas: rodelas de cebola, pimentão, tomate, peixe e coloque 1 copo de suco de juçara. Leve ao fogo para cozinhar. Quando estiver quase cozido, acrescente o dendê e o leite de côco. Pode ser servido com o pirão feito com farinha de mandioca.

A criadora

Delícia preparada pela chef Laura de Jesus Braga, do Quilombo da Fazenda, a receita foi a vencedora na eleição pelo público da melhor receita da II Festa da Juçara, em Maio de 2010.

Bolo de juçara com banana

Junto com o suco de juçara, a salada quilombola (preparada com o coração da bananeira) e o bolo de juçara com banana, são motivos mais que suficientes para visitar o Quiosque na Praia da Fazenda, ao lado do Centro de Visitantes do Núcleo Picinguaba. Some-se a isso a beleza natural da praia e da foz do rio da Fazenda. Vale conferir.

2/02/2011

Receita: Cajutapu – Talharim de pupunha salteado em manteiga de camarão com camarões brancos ao molho de juçara

Cajutapu

Cajutapu

Ingredientes

1 pedaço de palmito pupunha grosso
1 colher (sopa) de manteiga de camarão
1 pacote (500g) de polpa de juçara congelada
2 camarões brancos grandes
gengibre, alho, tomate, mandioca, sal  

 Modo de Fazer

 Corte a pupunha em ralador grosso, de comprido, para fazer o talharim. Salteie o talharim na manteiga de camarão, preparada antes, misturando-se caldo feito com o cozimento de cabeças e cascas de camarão, misturado à manteiga e colocando-se para gelar. Coloque sal a gosto.

Cozinhe ligeiramente os camarões brancos que serão servidos com o talharim e reserve. Doure 1 dente de alho, junte a polpa de juçara e coloque no fogo com gengibre ralado, 2 tomates maduros e 1 pedaço de mandioca cozida. Mexa até engrossar. Arrume no prato o talharim, os camarões e despeje sobre os camarões o molho de juçara.

O criador

 O prato é criação do chef Fábio Eustáquio, do Quiosque Cantinho da Lagoa, no canto esquerdo da Praia do Promirim, Ubatuba. Fábio aperfeiçoou sua técnica em Londres, onde viveu por 5 anos. Em 2005 recebeu proposta para trabalhar em São Paulo, onde estagiou nos restaurantes Dom e  East, inclusive elaborando o cardápio deste último. Seguiu para Fortaleza, onde montou um restaurante e, de novo em São Paulo, cursou a Faculdade de Gastronomia. De volta a Ubatuba, decidiu assumir o quiosque dos pais, desde 1990 no local. Após reforma do espaço e do cardápio, iniciou também a realização de eventos e festas temáticas, com cardápios elaborados. Procura sempre utilizar os alimentos produzidos na região. Vale ir até lá experimentar o talharim, enquanto aproveita para relaxar no local ou tomar um banho de mar, nesta praia que é maravilhosa.

11/10/2010

Receita: Filé de abadejo com juçara à Otávio

Receita de Welington Dias Pereira

O filé de abadejo à Otávio, do Jangada, é acompanhado de creme de juçara e farofa de banana

2 filés de abadejo (250 g cada); 1 colher (chá) de alho ralado; 1 colher (sopa) de farinha de trigo; sal e pimentado- reino a gosto; 1 colher (sopa) de azeite de oliva virgem

creme de juçara
150 g de polpa de juçara congelada; 200 ml de creme de leite fresco; 1 colher (chá) de alho ralado; 1 colher (sopa) de azeite de oliva virgem

farofa de banana
3 bananas nanicas; 2 colheres (sopa) de manteiga; 1 cebola ralada; 1 ovo; 300 g de farinha de mandioca; 1/2 xícara de salsinha picada; sal e pimenta-do-reino a gosto

arroz
3 xícaras (chá) de arroz cozido; 100 g de brócolis cozido 1 fio de azeite virgem; sal e pimenta-do-reino a gosto

arroz pique o brócolis cozido bem fininho e aqueça-o numa frigideira, em fogo brando, com 1 fio de azeite. Tempere com sal e pimenta a gosto e misture o arroz já cozido. Mantenha no fogo brando até aquecer, mexendo sempre, e reserve.

abadejo tempere os filés de abadejo com sal, 1 colher de alho ralado e pimenta a gosto. Passe-os na farinha de trigo e leve-os para fritar numa frigideira com azeite, por 5 minutos de cada lado, em fogo médio. Reserve.

farofa de banana corte as bananas em rodelas grossas. Derreta 1 colher de manteiga numa frigideira, em fogo médio, e frite as rodelas de banana até ficarem macias e douradas. Reserve. Coloque o restante da manteiga na frigideira e frite a cebola até dourar, em fogo brando. Acrescente o ovo, mexendo bem para cozinhar, e junte as rodelas de banana fritas. Tire do fogo e adicione a farinha de mandioca, misturando para formar a farofa. Acerte o sal e a pimenta, tempere com a salsinha picada e reserve.

creme de juçara em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio e adicione o alho ralado, cozinhando até dourar ligeiramente. Acrescente a polpa de juçara descongelada e cozinhe por 2 minutos. Junte o creme de leite, tempere com sal a gosto, e mantenha a mistura em fogo brando, mexendo sempre, até o líquido reduzir, formar um creme e desprender do fundo da panela (por cerca de 5 minutos). Retire o creme do fogo e coloque-o em forminhas individuais. Desenforme no prato, depois de morno.

para servir em um prato, coloque o filé de abadejo grelhado com o arroz de brócolis, a farofa de banana e uma porção do creme de juçara desenformado.

dica do chef: prefira o creme de leite fresco no preparo do creme de juçara, para não correr o risco de talhar a mistura

rendimento 2 porções preparo 30 minutos execução fácil

——————————-
Receita originalmente publicada na Revista Menu, nº 130.

DoDesign-s Design & Marketing
Programa JuçaraIPEMAPetrobras

Parcerias Apoios